quarta-feira, 22 de junho de 2011

Grupo Cristiele - Arquitetura

Arquitetura do neoclassicismo
A arquitetura neoclássica (AO 1945: arquitectura neoclássica) é o estilo arquitetônico surgido durante o neoclassicismo, movimento cultural do fim do século XVIII, identificada com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental. Nessa época, a relação entre a espécie humana e a natureza havia se transformado. Havia aumentado a capacidade humana de exercer controle sobre a natureza por meio da técnica. Também houve uma mudança nas relações culturais e sociais. A sexualidade influiu neste estilo originando a existência de inúmeras obras com representação de mulheres nuas.
Histórico

O movimento em questão vai contra os estilos da época (barroco e rococó). Porém, diferentemente do classicismo, o neoclassicismo propõe a discussão dos valores clássicos. O classicismo renascentista apenas replicava os princípios antigos sem críticas aprofundadas.
A concepção de um ideal de beleza eterno e imutável não se sustenta mais. Para os neoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna.[
Em 1760, o barroco nos salões franceses era considerado como uma falta de gosto. A arte clássica, adotada pelos racionalistas, surge com maior clareza no Renascimento e durante o período aproximado de 1770 a 1830, chamado de classicismo. As primeiras tentativas sérias de reavaliação do período clássico da Grécia e de Roma datam os fins do século XVII. O neoclássico emprega a normas clássica com a tecnologia de construção desenvolvida no pós-renascimento.
Se utilizava de elementos clássicos na composição de novos edifícios sendo que no seu interior não havia mudança na planta.
Algumas características deste movimento artístico na arquitectura são
Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras)
Processos técnicos avançados
Sistemas construtivos simples
Esquemas mais complexos, a par das linhas ortogonais
Formas regulares, geométricas e simétricas
Volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos
Uso de abóbada de berço ou de aresta
Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade
Espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade
Pórticos colunados
Entablamentos direitos
Frontões triangulares
A decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque
Valorizou a intimidade e o conforto nas mansões familiares
Decoração de carácter estrutural

Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, um dos últimos edifícios neoclássicos construídos no Brasil. Foi inaugurado em 1949.
Arquitetura no Romantismo
A arquitetura do romantismo foi definitivamente historicista. No início do século XIX, deu-se o movimento do ressurgimento das formas clássicas, chamado de neoclassicismo; mais tarde, apareceram as manifestações neogóticas, consideradas ideais para igrejas e castelos e, em determinados casos, como na Inglaterra, inclusive para edifícios governamentais. Esse reaparecimento de estilos mais antigos teve relação com a recuperação da identidade nacional.
Em Paris experimentou-se um renascimento do barroco, como aconteceu em Viena. Um caso à parte foi a Alemanha, que, sob a orientação de Luís II da Baviera, experimentou arquiteturas neo-otônicas, neo-românicas e neogóticas, além das neoclássicas já existentes. A Europa estava voltada para a construção de edifícios públicos e, esquecendo-se do fim último da arquitetura, abandonava as classes menos favorecidas em bairros cujas condições eram calamitosas.
Entre os arquitetos mais reconhecidos desse período historicista ou eclético, deve-se mencionar Garnier, responsável pelo teatro de Ópera de Paris; Barry e Puguin, que reconstruíram o Parlamento de Londres; e Waesemann, na Alemanha, responsável pelo distrito neogótico de Berlim.

Grupo da Andressa de Carvalho -

Grupo Natália - Questionário

Responda as questões:

Neoclassicismo

1- Qual artista teve predominância no panorama artístico francês durante quase meio século e qual sua obra mais clássica?

2- Aonde os escultores do neoclassicismo buscavam inspiração para as suas obras?

3- A arquitetura neoclássica foi produto da reação antibarroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas intelectuais do século XVII. Cite 3 caracteristicas da arquitetura dessa época.

Romantismo

1- Cite características da pintura romântica.

2- Quais são os arquitetos mais reconhecidos dessa época?

3- Na escultura, a temática vibrante e dramática exaltava o sentimento ou a imaginação, e inspirou-se:

I. Na natureza (animais e plantas)

II. Em temas heroicos, baseados na história da lenda ou na literatura que representaram em estátuas, em relevos evocativos ou em restaures de esculturas medievais das catedrais românticas e góticas.

III. Em cenas fantasistas ou alegóricas, retiradas da imaginação.

Estão corretas as alternativas:

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III

Componentes do grupo:
Andressa Dantas n°11
Anna Carolina n°14
Natália n°30
Patrícia n°31
Rodrigo Aurélio n°35
Vinícius n°40

Hoje

* aula de sociologia , a professora olhou os cadernos , annnnnnnnnnnnd mandou observarmos o nosso comportamento , ¬¬ --'

* obg , as pessoas que ajudaram nas coisas ai .

* professora pediu para postarmos os trabalhos em grupo !

* não esqueçam de trazer as paradas da gincana galera :)